quarta-feira, janeiro 03, 2018

O poder da gratidão


Participação do Prof Armando Ribeiro no programa Vida Melhor da TV Rede Vida especial de Natal para falar sobre o poder da gratidão. A apresentadora Cláudia Tenório vibrou ao descobrir as novidades nos estudos científicos da Psicologia Positiva e do Poder da Gratidão para o bem-estar do corpo, mente / emoções e da espiritualidade. No final da entrevista, foi passado um vídeo emocionante de todos os membros da produção em agradecimento ao grande trabalho realizado durante o ano.

De acordo com a psicóloga e pesquisadora Dra Emma Seppala (autora do livro The Happiness Track) do The Center for Compassion and Altruism Research and Education da Universidade de Stanford (EUA) a gratidão tem efeitos mensuráveis na saúde física e emocional.

Segundo o blog da Harvard Health, existem diversas maneiras de se cultivar a gratidão em nossas vidas, sendo elas:

Escreva uma nota de agradecimento. Você pode se tornar mais feliz e nutrir seu relacionamento com outra pessoa, escrevendo uma carta de agradecimento que expressa sua diversão e apreciação do impacto dessa pessoa em sua vida. Envie, ou melhor ainda, entregue e leia pessoalmente, se possível. Tome o hábito de enviar pelo menos uma carta de gratidão por mês. De vez em quando, escreva um para você.

Agradeça alguém mentalmente. Não há tempo para escrever? Isso pode ajudar apenas a pensar em alguém que tenha feito algo agradável para você, e agradeço mentalmente o indivíduo.

Mantenha um jornal de gratidão. Tornar o hábito de escrever ou compartilhar com um ente querido sobre os presentes que você recebeu todos os dias.

Conte suas bênçãos. Escolha uma hora toda semana para se sentar e escrever sobre suas bênçãos - refletindo sobre o que foi certo ou o que você agradece. Às vezes, ajuda a escolher um número - como três a cinco coisas - que você identificará a cada semana. Ao escrever, seja específico e pense nas sensações que sentiu quando algo de bom aconteceu com você.

Orar. As pessoas religiosas podem usar a oração para cultivar a gratidão.

Meditar. A meditação consciente envolve concentrar-se no momento presente sem julgamento. Embora as pessoas muitas vezes se concentrem em uma palavra ou frase (como "paz"), também é possível se concentrar no que você agradece (o calor do sol, um som agradável, etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário