terça-feira, agosto 08, 2017

Tratamento de Realidade Virtual para redução do stress no programa Vida Melhor

Prof Armando Ribeiro foi o especialista convidado para contar sobre as novidades da utilização da realidade virtual (virtual reality) e da realidade aumentada (augmented reality) no tratamento psicológico do stress no programa Vida Melhor da TV Rede Vida, apresentado por Cláudia Tenório.

O cérebro é o órgão responsável pela reação de luta-fuga, mas podemos aprender estratégias para reduzir nossa reação automática desadaptativa e proteger nosso organismo e mente / emoções das consequências do stress excessivo. Psicoterapia (ex. terapia cognitivo-comportamental), técnicas de respiração diafragmática, técnicas de relaxamento muscular, hipnose, meditação / mindfulness (atenção plena), dieta saudável, atividade física regular e sono reparador são alguns dos caminhos naturais para contrabalançar os efeitos do stress nocivo em nosso dia-a-dia. A religiosidade / espiritualidade (ex. coping religioso positivo) podem ser úteis no enfrentamento de situações estressantes.   

A utilização de modernas tecnologias (ex. biofeedback, neurofeedback, neuromodulação autorregulatória, realidade virtual / realidade aumentada e etc.) podem auxiliar no tratamento psicológico do stress excessivo. O Prof Armando Ribeiro é um dos pioneiros no estudo e utilização destas tecnologias em psicoterapia / saúde mental, além do ensino e pesquisa destas práticas em nosso meio. 

Ao final do programa, foi possível degustar um prato do chef Marcos Baldassari (participante do programa Masterchef) no programa Vida Melhor da TV Rede Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário