quarta-feira, março 01, 2017

Intervenções psicológicas em ansiedade, estresse ou depressão são quatro vezes mais eficazes do que medicamentos

  • São os resultados do estudo PsicAP que envolveu 1200 pacientes de 28 centros de saúde de cuidados primários, em dez comunidades (Espanha).
  • Com o tratamento psicológico 70% dos pacientes se recuperaram, em comparação com 30% de sucesso com os medicamentos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a Espanha é o quarto país europeu com mais casos de depressão. E os transtornos de ansiedade estão em ascensão. Um em cada dois pacientes que vão para a atenção primária, em nosso país, tem um problema de ansiedade, depressão ou somatização (sintomas físicos que não têm origem física identificável). A abordagem usual costuma ser com medicamentos, embora a evidência científica mostre que o tratamento mais eficaz para estes problemas são técnicas psicológicas.

Um fato agora confirmado pelo estudo PsicAP (Psicologia na Atenção Básica), cujos resultados preliminares foram apresentados esta manhã no Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade, mostram resultados preliminares de ensaios clínicos, não deixam dúvidas. Os pacientes que têm acesso a intervenção psicológica nos cuidados primários se recuperam de seus sintomas de ansiedade, estresse ou depressão, quatro vezes mais do que aqueles que receberam o tratamento padrão com ansiolíticos ou antidepressivos.

Neste estudo, financiado pela Fundação Espanhola para a Promoção e Desenvolvimento Científico e Profissional da Psicologia (Psicofundación) mais de 200 médicos e psicólogos avaliaram 1.200 pacientes de 28 centros de saúde de Atenção Básica em 10 comunidades.

Os resultados preliminares, que foram apresentados pelo professor em psicologia e investigador principal do ensaio clínico do PsicAP, Antonio Cano Vindel, demonstraram claramente o aumento da eficácia do tratamento psicológico sobre o medicação. Nos 323 pacientes que completaram o tratamento e passaram por uma avaliação completa, observaram que nos transtornos de ansiedade, a intervenção psicológica é três vezes mais eficaz do que o tratamento padrão na redução dos sintomas. Para a depressão, a eficiência é quatro vezes mais elevados.

O tratamento psicológico foi capaz de recuperar cerca de 70% dos doentes (67% nos casos de ansiedade e 72% para a depressão), um número de três vezes mais elevado do que com o tratamento habitual de cuidados primários (27,4% e 24,2% para ansiedade e depressão, respectivamente). Além disso, as pessoas que receberam a ajuda de psicólogos têm reduzido o consumo de drogas psicotrópicas e a frequência de atendimentos nas consultas de cuidados primários.

A Espanha é o segundo maior consumidor de tranquilizantes no mundo, apesar de diretrizes clínicas desaconselharem seu uso pela falta de eficiência e sua capacidade de gerar dependência. Algum dia os próprios médicos de cuidados primários serão avisados ​​sobre o aumento alarmante no consumo de drogas psicotrópicas em nosso país.

A demanda da sociedade por cuidados psicológicos, de fato, levaram os quatro principais partidos políticos, cujos representantes participaram da apresentação dos resultados preliminares do estudo PsicAP a solicitarem a inclusão de profissionais de psicologia no sistema de saúde. O diretor-geral da Coordenação de Atenção à Saúde da Comunidade de Madrid, anunciou esta manhã no Ministério, que está previsto o recrutamento de 21 psicólogos em centros de cuidados primários distribuídos em duas áreas com maior demanda. "Estamos convencidos de que a iniciativa será um sucesso", disse ele. E ele disse que será complementar à Saúde Mental existente, onde distúrbios de ansiedade, depressão e somatização, considerados menos graves, não recebem serviços.

Antonio Cano Vindel, catedrático e investigador principal do ensaio clínico PsicAP- COP

Dirigir sob a influência de drogas psicotrópicas aumenta o risco de acidentes de trânsito

"Nós precisamos de sensibilizar o público para o problema das drogas psicotrópicas, assim como é feito com álcool e drogas", alertou Antonio Cano Vindel, durante a apresentação do estudo. O perfil médio dos consumidores de tranquilizantes são mulheres com cerca de 50 anos. São essas mesmas mulheres que "aconselham prudência aos seus filhos na estrada quando eles não devem dirigir sob a influência de drogas psicotrópicas, porque aumentam a probabilidade de acidentes em 60%", observa Vindel.

E fornece dados de apoio a sua advertência. Em 60% das mortes por acidentes de tráfego e 20% dos atropelamentos são detectados o uso de drogas psicotrópicas. E nas pessoas com mais de 65 anos aumentam o risco de quedas em 50%, com a possibilidade de fratura de quadril, além da diminuição da expectativa de vida.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, INE, no último Inquérito Europeu de Saúde, publicado em 2015, 18,9% dos espanhóis com mais de 15 anos tinham usado nas últimas duas semanas drogas psicotrópicas, tranquilizantes ou soníferos. Em 8,4% tinham usado antidepressivos ou estimulantes. O consumo é aproximadamente o dobro em mulheres do que em homens, aumenta com a idade e diminui com o nível cultural.

Fonte: ABCSalud (Google Tradutor)

Um comentário:

  1. O tratamento psicológico foi capaz de recuperar cerca de 70% dos doentes (67% nos casos de ansiedade e 72% para a depressão), um número de três vezes mais elevado do que com o tratamento habitual de cuidados primários (27,4% e 24,2% para ansiedade e depressão, respectivamente). Além disso, as pessoas que receberam a ajuda de psicólogos têm reduzido o consumo de drogas psicotrópicas e a frequência de atendimentos nas consultas de cuidados primários.

    ResponderExcluir