terça-feira, outubro 25, 2016

A verdade sobre os laboratórios farmacêuticos. Livro

A verdade sobre os laboratórios farmacêuticos.
Como somos enganados e o que podemos fazer a respeito.
Marcia Angell

Há muito a indústria farmacêutica vem sendo acusada de se afastar de sua missão original de descobrir e fabricar medicamentos úteis para, em vez disso, transformar-se em gigantescas máquinas de marketing. Em A VERDADE SOBRE OS LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS, a Dra. Marcia Angell — ex-editora chefe do New England Journal of Medicine e atualmente integrante do Departamento de Medicina Social da Harvard Medical School — demonstra como a indústria farmacêutica, corrompida por lucros fáceis e pela ganância, engana e explora seus consumidores. E defende uma mudança essencial, já muito atrasada.
Conciso e contundente, o livro aponta os sete pecados do ramo farmacêutico, entre eles uma das práticas mais perversas dessa indústria: os preços são muito mais altos exatamente para quem mais precisa. Em 2001, um em cada quatro idosos norte-americanos relatou ter saltado doses ou deixado de adquirir medicamentos prescritos por causa de dinheiro. Enquanto os lucros sobem vertiginosamente, os laboratórios têm a desfaçatez de usar sua fortuna e poder para impor o que é do seu interesse ao Congresso, a centros médicos acadêmicos e ao FDA, órgão americano responsável pela regulamentação de alimentos e medicamentos.
A autora mostra que a prática extorsiva dos laboratórios baseia-se num princípio infundado: o gasto com pesquisas. O setor de Pesquisa e Desenvolvimento consome uma parte relativamente pequena dos orçamentos das grandes empresas do setor. Ínfimo se comparado com despesas de marketing e administração. “A indústria farmacêutica não é particularmente inovadora. A grande maioria de medicamentos novos não o é. São apenas variações de drogas já à venda no mercado com o intuito de conquistar uma fatia de consumo lucrativa e estabelecida”, revela a autora.
A VERDADE SOBRE OS LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS é uma denúncia candente de uma indústria que escapou a todo controle.

Angell, M. A verdade sobre os laboratórios farmacêuticos. Rio de Janeiro: Record, 2007. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário