domingo, setembro 04, 2016

Conheça 4 fatos curiosos sobre psicopatas

Tamanha a complexidade do transtorno social psicopático, naturalmente acabam surgindo muitas questões em torno dos psicopatas. Selecionamos as principais dúvidas e identificamos o que é verdade sobre psicopatia:

Todo psicopata é manipulador?
Esta é uma das principais características do portador do distúrbio. “Ele elege determinadas pessoas com personalidade submissas, frágeis ou dependentes e em circunstâncias ideais (que estão passando por períodos difíceis da vida, por exemplo) para exercer seu poder de sedução e manipulação”, explica a psiquiatra Andrea Kraft.

mulher psicopatas

Trolls (pessoas que gostam de tumultuar em fóruns de discussão e em redes sociais na internet), hackers e stalkers (pessoas que espionam a vida de outras pessoas pela web) podem ser considerados psicopatas?
“Todas as pessoas que deliberadamente infringem as regras de conduta moral requerida pela vida e para a vida em sociedade, tanto no mundo real quanto no virtual, têm características de psicopatia”, afirma o psiquiatra Vladimir Bernik. No entanto, é importante destacar que não se deve generalizar este diagnóstico.

Psicopatas são incapazes de amar?

Trata-se de uma característica central do transtorno. “O amor para eles se aproxima mais do sentimento de posse e da possibilidade de uso do outro a serviço de seus interesses. Por exemplo, um psicopata pode chorar a morte da mãe se ela o sustentava financeiramente”, expõe o psiquiatra Sérgio Tamai.

Psicopata é o mesmo que sociopata?

O psicólogo Armando Ribeiro esclarece que os termos são sinônimos, mas complementa: “Segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), da Organização Mundial da Saúde, a nomenclatura atualmente correta é personalidade dissocial ou antissocial”.
Consultorias: Andrea Kraft, psiquiatra e psicoterapeuta com especialização em terapia cognitiva e comportamental pela Universidade de São Paulo (USP); Armando Ribeiro, psicólogo e coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Centro Avançado em Saúde da Beneficência Portuguesa de São Paulo (SP); Sérgio Tamai, psiquiatra e presidente do Departamento de Psiquiatria da Associação Paulista de Medicina (APM); Vladimir Bernik, coordenador da equipe de psiquiatria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP).
Texto e entrevistas: Natália Negretti – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Fonte: Alto Astral

Nenhum comentário:

Postar um comentário