segunda-feira, abril 16, 2012

Saiba por que algumas pessoas não adoecem!


O Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto, coordenador do programa de avaliação do estresse do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e consultor em gestão do estresse ocupacional e qualidade de vida no trabalho, foi um dos entrevistados pela apresentadora Cláudia Tenório no programa Vida Melhor da Rede Vida.

Por que algumas pessoas não adoecem? O prof. Armando Ribeiro busca elucidar os fatores comportamentais e do estilo de vida responsáveis pela maior longevidade e qualidade de vida das pessoas ao redor do mundo. Além de atividade física regular e de uma dieta saudável, alguns fatores afetam nossa saúde, segundo dados de pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA), tais como: estilo de vida (53%), meio ambiente (20%), genética (17%) e assistência médica (10%).

Alguns pesquisadores ao redor do mundo criaram a "Matemática da Longevidade", com alguns dados estatísticos sobre o impacto do estilo de vida em nossa saúde. Por exemplo, manter-se intelectualmente ativo (+ 1,4 anos), manter o bom humor (+ 1,5 anos), alimentação saudável (+ 3 anos), atividade física regular (+ 3 anos), dormir bem (+ 3 anos), não fumar (- 5 anos), vida sexual ativa, segura e prazeirosa (+ 8 anos) e estresse crônico (- 30 anos)... Esses números são apenas indicações genéricas de como nosso estilo de vida pode afetar a capacidade do nosso corpo e da nossa mente manter-se saudável ou adoecer. (Fonte: Real Age).

 
IKIGAI (Razão de viver)

Uma das descobertas mais interessantes sobre "Por que algumas pessoas não adoecem?" trata-se do conceito cultural presente na ilha japonesa de Okinawa. Os anciãos que vivem o ikigai, ou seja, tem uma forte razão para viver, possuem uma maior longevidade e saúde. Nesta cultura, os mais velhos são responsáveis pela transmissão dos valores e tradições da família aos mais novos.


Leia também

50 segredos das pessoas que nunca adoecem
 
Cinco povos ao redor do mundo se destacam pela longevidade: eles vivem, em média, dez anos a mais do que o restante da humanidade. Conheça agora seus principais hábitos de vida.
 

http://armandoribeiro.blogspot.com.br/2011/01/50-segredos-das-pessoas-que-nunca_08.html